Este trabalho teve como objetivo analisar o sistema de gestão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), identificando alguns mecanismos de gestão, entre eles o modelo de planejamento estratégico proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Pretende-se, propor e discutir práticas de gestão estratégica com foco na celeridade e efetividade dos julgamentos processuais.
A relevância desse trabalho deve-se à necessidade da ampliação dos conhecimentos sobre o tema, uma vez que o mesmo é pesquisado em contextos jurídicos, mas pouco explorado no campo da administração pública.
Em termos metodológicos, a pesquisa é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Buscou-se identificar os problemas e nós críticos bem como as estratégias de melhorias do TJDFT.
Para isso, analisaram-se dados do Justiça em Números, disponibilizado pelo CNJ de 2009 a 2012 e Relatório Anual de 2012 do Tribunal. A pesquisa proporcionou a discussão de
temas de maior incidência como os serviços prestados pelo poder judiciário, o excesso de prazo na tramitação processual e o desempenho dos magistrados. Os dados permitiram identificar o desequilíbrio entre demanda e produtividade o que tem contribuído para o congestionamento no judiciário. Identificou-se a importância da atuação do CNJ como órgão propulsor de desenvolvimento, pois tem proporcionado mecanismos importantes de gestão estratégica.
Palavras Chaves: Judiciário. Gestão Pública. Gestão Estratégica.
Artigo apresentado no XXIV ENANGRAD em Bento Gonçalves, eleito o melhor trabalho na área de Administração Pública em 2013. Clique aqui para acesso ao artigo.
Joana D’Arc Vieira de Oliveira**
** Graduada em Administração pela UnB, Brasília, DF, prédio da FACE – Universidade de Brasília, DF, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Bacharel em Direito pelo Uniceub, contato@joanadarc.adv.br