O objetivo principal deste estudo foi verificar a influência de notícias econômicas no comportamento agregado do mercado brasileiro no período de 1995 a 2008.
Pela teoria moderna de finanças, nos preços dos ativos, está refletido o fluxo de caixa futuro descontado (ELTON et al., 2004).
No entanto, pesquisas recentes na área de finanças comportamentais mostram que nem sempre o mercado é eficiente, e o investidor pode tomar decisões que não sejam totalmente racionais.
Isso significa que o preço das ações reflete outras notícias que não estejam totalmente relacionadas aos “fundamentos” de um título. Tradicionalmente os estudos na área de finanças procuram determinar o impacto de uma nova notícia (como distribuição de dividendos, anúncio de investimento, fusão e aquisição) sobre o preço da ação de uma empresa.
Entretanto, o impacto de diversas notícias sobre o comportamento do mercado não tem sido objeto de atenção das pesquisas sobre o mercado brasileiro.
Este estudo analisou 168 meses entre 1995 e 2008, usando regressão linear múltipla com Ibovespa mensal como variável dependente, em que foram determinados os maiores resíduos no período estudado.
A partir destes resíduos procurou-se uma explicação para o comportamento do mercado. Constatou-se, ao final da pesquisa, que em 30 dos 168 meses, entre agosto de 1998 e janeiro de 2001, estão concentrados 8 dos 15 maiores resíduos encontrados.
Palavras-chave: Finanças comportamentais. Mercado acionário. Ibovespa.
Artigo desenvolvido para o Programa de Iniciação Científica – PIC/CAPES/UNB, publicado na Revista Acadêmica RACE. Journal. https://repositorio.unb.br/handle/10482/14434
Fonte: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/about/submissions. https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/552 Recebido em 1 de março de 2011 Aceito em 14 de março de 2012.
Autores:
César Augusto Tibúrcio Silva*
*Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Usp, São Paulo. Professor de graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Brasília, Prédio da FACE – Campus Darcy Ribeiro, 70910-900, Brasília, DF, (55) 61 3273-1105; cesartiburcio@unb.br
Joana D’Arc Vieira de Oliveira**
** Graduada em Administração pela UnB, Brasília, DF, prédio da FACE – Universidade de Brasília, DF, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Bacharel em Direito pelo Uniceub, contato@joanadarc.adv.br